terça-feira, 11 de novembro de 2014

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS SANTOS

No dia 30 de outubro os alunos da EB1 e do J.I. de Vale de Óbidos estiveram mais uma vez juntos para fazer broas dos santos.

De manhã as crianças do J.I. de Vale de Óbidos deslocaram-se à escola do 1º ciclo para, juntamente com os alunos do 1º ciclo, confecionarem broas.

Enquanto as crianças observavam e respondiam às questões das docentes (sobre propriedades dos ingredientes, quantidades,…), professoras e auxiliares deitaram mãos à obra… A educadora Palmira mediu e misturou os ingredientes, por sua vez, a dona Elsa amassou a massa. A professora Manuela ía medindo e deitando os ingredientes, a professora Ana pôs as mãos na massa amassando, amassando… e a dona Anabela preparou os ingredientes e aqueceu a margarina e a água. E quem foi a fotógrafa de serviço? A professora Sónia, claro!





Já com as massas prontas, foi altura de se deslocarem a casa da D. Maria da Luz, que mora em frente à escola e que gentilmente se ofereceu para nos ajudar e disponibilizou o seu belo forno a lenha. A D. Maria da Luz acendeu e aqueceu o forno e depois enfornou e desenfornou as broas. Bem haja D. Maria da Luz.
Por sua vez as crianças moldaram as broas (era vê-las felizes e atarefadas) sob a orientação das professoras e auxiliares.



De tarde os alunos do 1º ciclo realizaram trabalhos relacionados com o “Pão por Deus” e ainda elaboraram os saquinhos para as broas.
Foi um dia atarefado mas repleto de alegria e as broas ficaram com um aspeto magnífico.
No dia seguinte foi a vez de concluir os sacos, colocar lá dentro as broas e levá-las para casa para depois as saborear junto da família. Hum!!! Estavam mesmo uma delícia!

Sem comentários:

Enviar um comentário